terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Trouxinhas de camarão!

Foto: Arquivo pessoal.


Sempre achei esses amarradinhos de massa uma graça, mas nunca tinha testado fazer em casa...acabei gostando muito do resultado, já que é super simples e muito gostoso. Para rechear minhas trouxinhas optei pelo camarão que eu adoro e que já tinha um tempinho que não comia (meu irmão é alérgico e me poda nas receitas!). Pra quem quiser tentar aí vai a receita!

Trouxinhas de camarão

-Trouxinhas-

Ingredientes:
250 ml de leite
02 ovos
125 g de farinha de trigo
10 g de sal
Folhinhas de tomilho a gosto
Cebolinha picada a gosto

Modo de preparo:
Coloque em um bowl a farinha, o sal, a cebolinha e o tomilho. Despeje em duas partes o leite sobre a farinha, mexendo a massa com o fuet (batedor). Em seguida adicione os ovos e mexa novamente sem que fiquem grumos na massa. Deixe descansar na geladeira enquanto você faz o recheio da massa.

-Recheio de camarão-

Ingredientes:
300 g de camarão médio descascado
100 ml de leite de coco
15 g de extrato de tomate
Pimenta da jamaica moída a gosto
2 dentes e alho amassados
Sal a gosto
Azeite a gosto.

Modo de preparo:
Tempere os camarões com o sal, alho e pimenta. Em seguida refogue tudo em azeite. Quando já estiverem rosados adicione o extrato de tomate e em seguida o leite de coco. Deixe o caldo levantar leve fervura e desligue. Corrija os temperos se necessário.

-Montagem-

Retire a massa da geladeira. Em uma crepeira ou frigideira espalhe azeite com um papel toalha, untando levemente todo o fundo. Despeje com o auxílio de uma concha uma quantidade de massa que seja capaz de cobrir o fundo da frigideira, mas que não fique grossa (quando grossa a trouxinha não fecha direito). Quando a massa coagular e desprender do fundo da frigideira coloque-a em uma travessa para esfriar. Repita o mesmo processo azeite, fogo baixo, massa na frigideira até coagular todas as vezes que for fazer as trouxinhas. Vá dispondo as massas prontas de maneira que não fiquem uma em cima da outra para não grudarem.
Recheie cada disco de massa com uma pequena quantidade de camarão. Junte as pontas de massa e amarre fazendo um laço com talinhos de cebolete, folha de alho ou cebolinha.
Sirva com uma saladinha de folhas com alguma fruta cítrica como laranja ou abacaxi.

Dica: Para que seja mais fácil fazer o amarrado aqueça um pouco de água e mergulhe os talinhos ou as folhinhas até que fiquem um pouco murchos. Dessa forma eles vão ficar bem mais maleáveis e fáceis de trabalhar.

Rendimento: 10 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário