sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Pão cogumelo!



Depois de vários dias ausente eis que estou de volta! O motivo? Estava viajando...e garimpando coisas incríveis pra minha cozinha! Achei por exemplo essas sementinhas de papoulas que usei na receita da foto, e que me inspiraram a fazer esse pãozinho engraçadinho. Uma ótima pedida pra um lanche da tarde ou café da manhã. Além das lindas sementinhas ele também leva mostarda em pó e pimenta branca. Um luxo!

Pra fazer igual:

Ingredientes

450 g de farinha de trigo
10 g de sal
25 g de manteiga picada
7 g de fermento biológico instantâneo
85 g de queijo cheddar ralado
20 g de mostarda em pó
10 g de pimenta branca moída na hora
300 ml de leite morno e mais um pouco para pincelar
Sementes de papoula para polvilhar

Modo de preparo

Separe oito forminhas metálicas circulares de 7 cm de diâmetro e reserve. Junte os secos (farinha, sal, mostarda, queijo e pimenta) em um bowl. Acrescente a manteiga aos secos. Dissolva o fermento no leite morno (não pode estar quente! se não você mata o migroorganismo que faz o pão crescer!). Acrescente o leite aos poucos na mistura de farinha. Misture até obter uma massa macia. Sove a massa e deixe descansar coberta por um filme plástico. Deixe-a em local quente e úmido¹ até que dobre de tamanho. Após esse período restire o gás da massa dando leves palmadas na mesma. Divida em oito porções de tamanhos iguais ou bem próximos e boleie cada um (faça bolinhas deixando a parte lisa para cima). Acomode as bolas de massa nas forminhas. Pincele um pouco de leite em cima de cada peça e polvilhe as papoulas. Deixe crescer por mais 15 minutos. Asse em forno pré-aquecido 180°C por aproximadamente 30 minutos.

¹Dica: Para fazer um ambiente propício ao crescimento do pão eu aqueço o forno por uns 10 minutos e desligo. Em seguida coloco uma fôrma com água quente na grade mais baixa do fogão. Depois é só colocar o pão na grade de cima do forno e esperar pra que cresça!

* Para servir os pãezinhos uma boa ideia é colocar um paté de fígado de ganso para acompanhar. Fica uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário