sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Muffins para celíacos!



Eu adoro muffins. Seja na versão doce ou salgada esses bolinhos são ótima pedida a qualquer hora do dia. Esses aí fiz de uma receita que achei num livro de receitas para celíacos que comprei lá em Buenos Aires. O livro é muito interessante e pode ser uma mão na roda na confecção de cardápios para o dia a dia de quem não pode com o consumo de glútem...a versão que comprei é em espanhol (não sei se há em português tb) e chama-se Práctica y deliciosa Cocina Sin Gluten. Para quem quiser comprar o autor é Phil Vickery. Devo dizer que essa receita me surpreendeu muito pelo sabor...muito saboroso! Já a textura, como era de se esperar de um alimento sem glútem, passa longe da fofura dos muffins a que estamos acostumados. Ainda assim, uma opção incrível para quem é celíaco. Minha ideia para quem pode consumir glútem é substituir parte da farinha de milho usada na receita por farinha de trigo. Vale a pena experimentar!

Para fazer igual:

Ingredientes
-225 g de farinha de milho ou polenta
-4 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 ovo médio
-275 ml de leite
-100 g de grãos de milho em conserva
-4 colheres de manjericão fresco picado
-sal e pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno 200º C. Coloque 6 forminhas de papel próprias para forno em uma fôrma de muffins. Em um bowl grande misture a farinha de milho, a pimenta e o sal. Bata junto os ovos, o leite e o azeite. Misture com a farinha e mexa com um fuet até que se integrem bem. Agregue o manjericão e o milho e mexa novamente. Distribua a massa nas forminhas e asse tudo por 20-25 minutos aproximadamente. Faça o teste com o palito. O centro deve estar úmido e o exterior seco.

***Para fazer a versão com farinha de trigo utilize 170 g de farinha de trigo e 55 g de farinha de milho ao invés de 225 g de farinha de milho descrita na receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário