quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Delícia de atum!
Já devo ter comentado que adoro fazer pão, né?! Amassar, sovar, bolear...é uma terapia pra mim! Esses dias estava doida por um pão caseiro e lá fui colocar a mão na massa para fazê-lo. Geralmente eu faço essa receita com a massa de ciabata, mas dessa vez resolvi testar um ingrediente diferente...que geralmente não uso na confecção de pães...a mandioquinha. Não é por nada não, mas ficou uma delícia desse jeito...levinho...macio...só de lembrar dá água na boca. Ah, como estava com desejo de atum acabei optando por ele pra fazer o recheio. Isso não quer dizer que você não possa fazer com o recheio de sua preferência...frango com catupiry, por exemplo, também fica maravilhoso!
Pra fazer igual:
Ingredientes
massa
-600 g de farinha de trigo
-3 g de sal
-10 g de açúcar
-12 g de margarina sem sal a temperatura ambiente
-1 ovo
-2 mandioquinhas médias cozidas
-30 g de fermento biológico
-360 ml de água
recheio
-1 lata de atum light
- 100 g de cream cheese
-alecrim fresco q/n
-tomilho fresco q/n
-Pimenta branca moída q/n
-Molho de tomate pronto q/n
Para cobrir
- Azeite para pincelar
- ervas de provance q/n
-queijo parmesão ralado q/n
Modo de preparo
Massa: Em um bowl misture a farinha, o sal, a margarina e a madioquinha já cozida e em forma de purê. Dissolva na água o fermento e também o ovo. Depois de misturados e sem grumos de fermento, adicione aos poucos à mistura anterior. Amasse tudo até ficar homogêneo. Sove em seguida. Dê descanso até que dobre de volume. Corte em quatro partes e em seguida e boleie. Deixe descansar por mais 15 minutos. Faça o recheio misturando todos os ingredientes. Não deixe de escorrer o atum!Reserve. Em seguida polvilhe farinha em uma superfície lisa e abra a massa em um círculo pequeno. Passe sobre a mesma uma camada de molho de tomate (sem melecar as bordas!) e depois divida o recheio sobre a massa de maneira a ter quantidades iguais para todos os pães. Feche o pão fazendo uma meia lua. Tenha certeza de que as bordas estão bem fechadas. Em seguida corte com um estilete três diagonais não muito profundas e nem muito abertas. Pincele o azeite e coloque as ervas e o queijo polvilhando por cima. Repita esse processo em todos os pães. Em forno pré-aquecido 200°C asse os pães por cerca de 30 minutos ou até que estejam dourados.
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Muffins para celíacos!
Eu adoro muffins. Seja na versão doce ou salgada esses bolinhos são ótima pedida a qualquer hora do dia. Esses aí fiz de uma receita que achei num livro de receitas para celíacos que comprei lá em Buenos Aires. O livro é muito interessante e pode ser uma mão na roda na confecção de cardápios para o dia a dia de quem não pode com o consumo de glútem...a versão que comprei é em espanhol (não sei se há em português tb) e chama-se Práctica y deliciosa Cocina Sin Gluten. Para quem quiser comprar o autor é Phil Vickery. Devo dizer que essa receita me surpreendeu muito pelo sabor...muito saboroso! Já a textura, como era de se esperar de um alimento sem glútem, passa longe da fofura dos muffins a que estamos acostumados. Ainda assim, uma opção incrível para quem é celíaco. Minha ideia para quem pode consumir glútem é substituir parte da farinha de milho usada na receita por farinha de trigo. Vale a pena experimentar!
Para fazer igual:
Ingredientes
-225 g de farinha de milho ou polenta
-4 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 ovo médio
-275 ml de leite
-100 g de grãos de milho em conserva
-4 colheres de manjericão fresco picado
-sal e pimenta do reino moída na hora
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno 200º C. Coloque 6 forminhas de papel próprias para forno em uma fôrma de muffins. Em um bowl grande misture a farinha de milho, a pimenta e o sal. Bata junto os ovos, o leite e o azeite. Misture com a farinha e mexa com um fuet até que se integrem bem. Agregue o manjericão e o milho e mexa novamente. Distribua a massa nas forminhas e asse tudo por 20-25 minutos aproximadamente. Faça o teste com o palito. O centro deve estar úmido e o exterior seco.
***Para fazer a versão com farinha de trigo utilize 170 g de farinha de trigo e 55 g de farinha de milho ao invés de 225 g de farinha de milho descrita na receita.
Sobremesa fácil!
Sempre fui fã de receitas práticas...e acho que é por isso que creme de abacate sempre me encheu os olhos...e também o estômago! O bom dessa sobremesa é que ela é super prática, exige poucos ingredientes e em pouquissímo tempo está pronta. Dá pra fazer rapidinho enquanto as visitas estão conversando ou terminando de comer. Eu fiz essa aí em 5 minutos...mais rápido que isso só o tempo de comê-la!
Para fazer igual:
Ingredientes
-1 abacate grande e maduro
-200 ml de leite condensado
-100 ml de leite
-zestes de 1/2 limão siciliano
-açúcar de confeiteiro q/n para decorar
Modo de preparo
Retire a polpa do abacate e coloque num processador juntamente com o leite e o leite condensado. Bata até virar um creme liso. Acomode em tacinhas fofas (essa receita dá 4 taças grandes como as da foto). Pegue 3 zestes de limão e faça um círculo (parecendo com um anel) e acomode a abertura do mesmo no interior do creme, deixando boa parte do mesmo para fora. Polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro sobre a zeste e também o creme, só para deixá-lo com um aspecto nevado. Depois é só se deliciar!
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Pão cogumelo!
Depois de vários dias ausente eis que estou de volta! O motivo? Estava viajando...e garimpando coisas incríveis pra minha cozinha! Achei por exemplo essas sementinhas de papoulas que usei na receita da foto, e que me inspiraram a fazer esse pãozinho engraçadinho. Uma ótima pedida pra um lanche da tarde ou café da manhã. Além das lindas sementinhas ele também leva mostarda em pó e pimenta branca. Um luxo!
Pra fazer igual:
Ingredientes
450 g de farinha de trigo
10 g de sal
25 g de manteiga picada
7 g de fermento biológico instantâneo
85 g de queijo cheddar ralado
20 g de mostarda em pó
10 g de pimenta branca moída na hora
300 ml de leite morno e mais um pouco para pincelar
Sementes de papoula para polvilhar
Modo de preparo
Separe oito forminhas metálicas circulares de 7 cm de diâmetro e reserve. Junte os secos (farinha, sal, mostarda, queijo e pimenta) em um bowl. Acrescente a manteiga aos secos. Dissolva o fermento no leite morno (não pode estar quente! se não você mata o migroorganismo que faz o pão crescer!). Acrescente o leite aos poucos na mistura de farinha. Misture até obter uma massa macia. Sove a massa e deixe descansar coberta por um filme plástico. Deixe-a em local quente e úmido¹ até que dobre de tamanho. Após esse período restire o gás da massa dando leves palmadas na mesma. Divida em oito porções de tamanhos iguais ou bem próximos e boleie cada um (faça bolinhas deixando a parte lisa para cima). Acomode as bolas de massa nas forminhas. Pincele um pouco de leite em cima de cada peça e polvilhe as papoulas. Deixe crescer por mais 15 minutos. Asse em forno pré-aquecido 180°C por aproximadamente 30 minutos.
¹Dica: Para fazer um ambiente propício ao crescimento do pão eu aqueço o forno por uns 10 minutos e desligo. Em seguida coloco uma fôrma com água quente na grade mais baixa do fogão. Depois é só colocar o pão na grade de cima do forno e esperar pra que cresça!
* Para servir os pãezinhos uma boa ideia é colocar um paté de fígado de ganso para acompanhar. Fica uma delícia!
Assinar:
Postagens (Atom)